A visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria ao Acre nesta semana foi cancelada devido a uma cirurgia de emergência realizada nesta terça-feira (10). A agenda no estado deverá ser reconfirmada para 2025.
Desde o início de seu terceiro mandato, em 2023, Lula ainda não havia visitado o Acre, que permanece como um dos poucos estados sem a presença do presidente até o momento.
Situação de saúde
Em entrevista à imprensa, os médicos que realizaram o procedimento informaram que Lula está bem, se alimenta normalmente, conversa sem dificuldades e não apresentará sequelas. As funções neurológicas do presidente estão preservadas. Ele foi submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma na cabeça, causado pela queda que sofreu em outubro, no banheiro de sua residência.
O médico cardiologista Roberto Kalil, responsável pela equipe médica, explicou que o presidente se recupera bem da cirurgia, tendo chegado ao centro cirúrgico praticamente acordado e extubado. No momento, ele está estável e deverá seguir em observação nos próximos dias. Segundo o médico, Lula deve retornar a Brasília no início da próxima semana, mas, por ordem médica, está proibido de receber visitas de trabalho até sua total recuperação.
A primeira-dama, Janja, está acompanhando o presidente durante a internação, permanecendo com ele no hospital. Lula foi internado às pressas na noite de segunda-feira, 9, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir fortes dores de cabeça, inicialmente acreditando que estivesse começando a ter gripe.