A Polícia Civil divulgou os resultados de uma droga apreendida no dia 24 de abril no município de Senador Guiomard e confirmou se tratar de ‘K-9’, como ficou conhecida uma nova droga sintética que causa o chamado “efeito zumbi”.
A K-9 foi projetada para parecer com a maconha, mas ao contrário da planta, a nova droga é totalmente sintética e não possui aroma ou aparência natural, sendo que seus efeitos podem chegar a 100 vezes a potência do THC encontrado na cannabis.
Além disso, seu consumo afeta o cérebro de forma diferente do que a droga natural, e, de acordo com o Nida (Instituto Nacional de Abuso de Drogas, nos EUA), os usuários podem ter efeitos no organismo como: ansiedade, agitação, náuseas, vômitos, hipertensão arterial, convulsões, alucinações, pânico, incapacidade de comunicação, paranoia, além de levar o usuário a agir com violência.
“A substância dentro de pinos cor de rosa, em sacos plásticos verde chamou nossa atenção”, disse o perito criminal Pedro Gustavo, da Polícia Civil do Acre.
A droga foi popularizada na região conhecida como ‘Cracolândia’, em São Paulo e as amostras apreendidas no Acre foram analisadas pelo núcleo de química e toxicologia do Instituto de Análises Forenses (IAF).
Nas redes sociais é possível encontrar vídeos que mostram o estado precário que os usuários dessa droga ficam após o consumo.