Justiça proíbe sindicato de atuar no AC e impõe multa por descumprimento

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região proibiu a atuação do Sindicato dos Pescadores e Piscicultores de Cruzeiro do Sul de atuar em Cruzeiro do Sul. A sentença foi dada em resposta a uma ação movida pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Colônia de Pescadores Z 1 de Cruzeiro do Sul e Federação dos

Pescadores do Estado do Acre. A desobediência à decisão pode acarretar multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 50 mil. Cabe ressaltar ainda que todos atos praticados pelo sindicato a partir da sentença são nulos.

Segundo os autos, os autores da ação se consideraram lesados com a criação do sindicato, em decorrência da ‘dissociação ou desmembramento’ da categoria, já representada por entidade de classe.

Eles alegaram ainda que a entidade sindical teria se utilizado de documento simulado para requerer o registro do estatuto. A data apresentada no documento é 8 de agosto de 2019, sendo que o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas

Jurídicas da cidade datou o documento como sendo de 8 de maio de 2019.

A sentença da juíza do Trabalho Martha Campos Accurso determinou que a entidade se abstenha de praticar qualquer ato relativo a sindicato de pescadores na base territorial em que atua, bem como para que seu representante legal se veja impedido de representar os pescadores da região.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB