Justiça dá aval para Ford demitir em massa na Bahia


source

Brasil Econômico

Funcionário da Ford em Camaçari (BA) poderão ser demitidos sem aval de sindicato
Divulgação/Ford

Funcionário da Ford em Camaçari (BA) poderão ser demitidos sem aval de sindicato

A Justiça  decidiu que a Ford poderá demitir em massa os funcionários da fábrica em Camaçari (BA) , mesmo sem acordo com o sindicato que representa a categoria. Com a decisão, a montadora poderá realizar o desligamento dos empregados sem consultar os membros sindicalistas.

Após o anúncio do fechamento de fábricas no Brasil provocou protestos na porta da indústria na Bahia e nas sedes de Taubaté (SP) e Horizonte (CE) . As manifestações fizeram com que a Justiça proibisse a Ford de demitir funcionários sem firmar um acordo coletivo .  

A liminar vale apenas para a demissão de funcionários da fábrica em Camaçari. Os empregados de Taubaté (SP) ainda precisarão da assinatura de acordo para poderem deixar a empresa.

Saída do Brasil

Justificada pela crise econômica e falta de incentivos, a Ford decidiu sair do Brasil no último dia 12 de janeiro . No anúncio, a montadora afirmou que as operações irão continuar no decorrer de 2020, até o acordo com todos os funcionários. A sede de Horizonte (CE), seria a última a fechar as portas.

Em 2019, empresa norte-americana havia anunciado o fim das operações da divisão de caminhões, em São Bernardo do Campo (SP) .

A Ford deve concentrar seus investimentos em países com incentivos maiores, como México e Argentinaonde a montadora irá injetar US$ 580 milhões para a fabricação e distribuição do novo modelo da Ranger, caminhonete pesada da empresa.  

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB