O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, tornou-se réu esta semana após a Justiça acatar uma notícia-crime. A decisão foi tomada pelo Juiz Cloves Augusto Alves Cabral, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.
Jorge Viana enfrenta acusações de calúnia, injúria e difamação movidas pelo senador Márcio Bittar, do União Brasil. O processo teve início após Viana, em uma entrevista concedida em 2021, afirmar que o orçamento do relator, coordenado por Bittar no ex-governo Bolsonaro, seria “um caso de polícia”. O orçamento ficou popularmente conhecido como ‘Orçamento Secreto’.
Em resposta às declarações de Viana, Bittar anunciou que tomaria medidas legais, afirmando que “a entrevista do ex-governador fez um favor ao esclarecer esse assunto de novo. Com relação ao que ele disse, ele vai responder na justiça. Ele usou palavras como ‘quadrilha’, ‘coisa de bandido’, semelhante ao mensalão do PT. Então, isso é óbvio que é pra mim e eu sou o relator do orçamento. Ele vai responder na justiça e eu protocolei uma denúncia. O que me assusta é ver gente torcendo contra o Acre. O orçamento está publicado no diário e não tem nada de secreto nisso”.
A Justiça do Acre ainda tentou realizar uma audiência de conciliação entre os dois, mas não conseguiu localizar Jorge Viana. A sentença deverá ser proferida nos próximos dias.