Ipea registra as maiores safras de milho e soja em três décadas no Acre

O agronegócio do Acre vem se destacando a nível nacional, de acordo com os números divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). O avanço na plantação de grãos, como milho e soja, está consolidando o estado como uma promissora fronteira agrícola.

As safras de milho e soja atingiram os maiores números dos últimos 30 anos, saltando de 61,3 mil toneladas no início da década de 1990 para 178,6 mil toneladas em 2022, em uma área de plantio estimada em 11,9 mil hectares.
Com terras férteis, clima favorável e apoio governamental, a plantação de grãos está crescendo rapidamente no Acre. A maioria dos plantios de milho e soja está localizada às margens da rodovia BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na região dos vales do Baixo e Alto Acre. Apenas a produção de soja teve um aumento de 7.000% entre 2012 e 2022.

Segundo o governador Gladson Cameli (Progressistas), o agronegócio tem o potencial de transformar a realidade econômica do estado. Desde 2019, o governo tem investido na abertura e recuperação de estradas rurais, fornecendo apoio técnico aos agricultores, máquinas pesadas e as condições necessárias para impulsionar o setor rural.

O estudo também destaca o município de Assis Brasil, que fica na fronteira com o Peru e a Bolívia, como um ponto importante de desenvolvimento devido à expansão logística do corredor rodoviário bioceânico. Sua localização estratégica, utilizada como rota de entrada e saída de mercadorias, é apontada como um fator fundamental para o crescimento da cidade.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB