O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que o Acre, especialmente a capital Rio Branco, será impactado pela nova onda de calor que deve intensificar-se nos próximos dias, elevando as temperaturas no Centro-Sul do país. Mapas divulgados pela instituição indicam que, pelo menos, 17 capitais brasileiras, incluindo Rio Branco, enfrentarão temperaturas acima dos 30ºC no fim de semana.
Segundo o Inmet, o fenômeno deve-se a uma massa de ar quente e seco que se estabilizou na região central, facilitando o retorno do calor após o início da semana com temperaturas recordes de frio em algumas capitais. Essa informação foi compartilhada pelo meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, uma plataforma especializada no monitoramento da temperatura em todo o Brasil.
Luengo detalhou que a massa de ar polar, responsável pelas temperaturas extremamente baixas dos últimos dias, já se afastou para o oceano. Ele afirmou que a partir desta sexta-feira, um bloqueio atmosférico começará a se formar, impedindo, por alguns dias, o avanço de novas massas de ar frio pelo país.
O fenômeno previsto é semelhante às ondas de calor anteriores que atingiram o Brasil, intensificando a circulação de ventos quentes no interior do território e bloqueando a chegada de frentes frias. De acordo com a Climatempo, o aumento das temperaturas deve se intensificar a partir de sábado (17), com um crescimento gradual ao longo dos dias seguintes. A expectativa é que essa onda de calor se estabeleça no domingo (18) e dure até a próxima quinta-feira (22).