Inmet alerta para tempestades e ventos fortes no Acre; confira previsão

A frente fria que se aproximava de várias regiões do Brasil, incluindo o Acre, perdeu força nos últimos dias. Ainda assim, a instabilidade climática continua e deve provocar chuvas intensas em diferentes áreas do país, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, o clima muda especialmente na região Centro-Sul, favorecendo o retorno das chuvas. O Inmet prevê volumes elevados para o Recôncavo Baiano, que está sob alerta laranja, com acumulados de até 100 milímetros até a noite desta quarta-feira (23). A recomendação é de atenção para possíveis alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O Climatempo explica que as temperaturas mais baixas registradas nos últimos dias nas áreas atingidas pela frente fria seguem um padrão típico do inverno. Na segunda-feira (21), por exemplo, ao menos cinco cidades do Rio Grande do Sul registraram mínimas próximas de 5 °C.

Além da Bahia, o alerta climático se estende para partes do Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba, podendo alcançar também estados do Centro-Norte do país, como Pará, Amazonas, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, há possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento de até 60 km/h.

Com a aproximação do fim de semana, as chuvas também devem atingir estados do Sul e Sudeste, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nessas áreas, o Climatempo aponta chance de acumulados entre 50 mm e 100 mm por dia.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB