O governador Gladson Cameli assinou um novo decreto, publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20), declarando estado de emergência devido ao aumento significativo de doenças infecciosas causadas por bactérias.
O decreto aponta que a escassez hídrica tem aumentado a vulnerabilidade da população ao consumo de água imprópria. Além disso, o número de focos de incêndio ativos nos últimos meses superou o registrado no mesmo período do ano anterior, com projeções indicando um agravamento da situação em função da baixa precipitação, altas temperaturas, baixo índice de umidade relativa do ar, redução do nível dos rios e aumento das queimadas e incêndios florestais nos próximos meses.
O Governo também destaca que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) será responsável por coordenar as ações específicas dos órgãos e entidades competentes para enfrentar a emergência.
O documento ainda autoriza a adoção de medidas administrativas urgentes e a realização de despesas necessárias para manter ou restabelecer a capacidade de resposta do poder público diante da emergência mencionada.