Uma série de exonerações e nomeações promovidas pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) movimentou o cenário político acreano nesta quarta-feira (5). As mudanças, publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado, ocorreram poucas horas depois de sua vice-governadora, Mailza Assis, oficializar sua intenção de disputar o governo em 2026.
As exonerações atingiram principalmente indicados do senador Alan Rick (União Brasil), que também se coloca como pré-candidato ao governo. Entre os demitidos, estão nomes de confiança do parlamentar, como Iucara Andrade da Costa Souza, ex-presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), e Mirla Moraes Miranda Mariano, irmã de Alan Rick e ex-diretora de Planejamento da fundação. Também foi exonerado Jairo Cassiano Barbosa, coordenador político do senador e um de seus principais aliados, que ocupava cargo no Grupo de Direção e Assessoramento Especial (DAE).
A movimentação política é vista como um indicativo de que Gladson Cameli está fortalecendo Mailza Assis na disputa de 2026, enquanto Alan Rick segue liderando as pesquisas eleitorais.
Baixe AQUI a lista de exonerações e nomeações feitas nesta quinta.