Uma fonte ligada ao governador Gladson Cameli afirmou à reportagem do O Acre Agora que o governador Gladson Cameli deve apoiar a sua vice, Mailza Assis, para concorrer ao governo nas eleições de 2026. A informação foi dada sob a garantia de sigilo.
A atual vice-governadora tem se movimentado nos bastidores visando a disputa eleitoral, que registra ainda, por enquanto, os nomes do senador Alan Rick (UB) e do atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL).
Apesar de ter endossado a candidatura de Alysson Bestene a vice de Bocalom, Gladson deve apoiar Mailza por uma questão estratégica: caso não haja impedimento jurídico, ele disputará uma vaga no Senado Federal. E para isso contaria com o apoio de Mailza, que a essa altura estaria sentada na cadeira como governadora.
Em tempo: para disputar o governo, Gladson precisa se desincompatibilizar do cargo seis meses antes das eleições.
Caso a previsão da fonte do site se confirme, a decisão jogaria água no chopp do prefeito Tião Bocalom, que teria de renunciar ao mandato para concorrer a um cargo sem apoio do Executivo estadual.
Por outro lado, Alan Rick já posa de governador. Em seu Instagram, o senador publicou, dias atrás, que tem ‘ensinado’ o suplemente a desempenhar as funções no cargo – dando a entender que a vitória no pleito para o governo já está garantida.