Frontoplastia: Saiba o que é e como é feita

Saiba como é o procedimento Frontoplastia
Reprodução/Twitter

Saiba como é o procedimento Frontoplastia

Recentemente, o tema Frontoplastia chamou a atenção nas redes sociais por causa da ex-BBB Thais Braz, j á que ela realizou o procedimento , dividindo opiniões entre os seus seguidores. A técnica cirúrgica tem como objetivo aumentar ou diminuir o tamanho da testa, oferecendo rejuvenescimento do paciente, segundo explica o doutor Marcos Badim, cirurgião plástico do Hospital Badim, do Rio de Janeiro.

“A intenção dessa cirurgia é deixar o rosto mais simétrico, podendoelevar as sobrancelhas, reduzindo as rugas de expressão. É um procedimento considerado simples, que podemos usar anestesia local ou geral, dependendo da análise clínica de caso”, explica o médico.

O especialista diz também que é fundamental que o profissional que for fazer o procedimento realize a anamnese e identifique as reais necessidades do paciente. “As consultas iniciais também são importantes para a gente identificar a melhor técnica para cada caso, porque esse procedimento varia conforme os objetivos do indivíduo, a estrutura do rosto, as características da pele”, relata.

“Dependendo da necessidade, associamos a frontoplastia a outras técnicas, uma delas pode ser a blefaroplastia, onde conseguimos retirar o excesso de pele das pálpebras. Quanto aos tipos de cirurgia de frontoplastia, podemos fazer por incisão coronal ou endoscópica. Mas isso também é decidido junto ao paciente”, acrescenta.

Apesar de ser uma cirurgia simples, há um pequeno risco para quem for fazer. “Os pontos da cirurgia sempre são uma preocupação, porque podem infeccionar por vários motivos, inclusive se não houver uma adequada higienização. E quando há esse tipo de infecção pode ser que cheguei ao nervo da região facial, o que costuma diminuir a sensibilidade no local e esse sintoma pode durar até três meses ou até ficar de forma permanente”, explica o doutor Marcos Bonfim.

Ele ainda detalha que, dependendo do organismo do paciente, o inchaço após a realização da cirurgia pode durar até 15 dias, podendo surgir ainda hematomas. Porém, o médico deixa claro que tudo isso vai desaparecendo com a cicatrização, mas faz uma ressalva: “Não é muito comum, mas pode haver queda de cabelo também no local da intervenção. Importante enfatizar que todas essas complicações, em boa parte dos casos, podem ser revertidas sem grandes complicações”.

Tempo de recuperação

A recuperação é muito simples e bem mais rápida do que a plástica de face, como a ritidoplastia, conhecida como lifting facial. “Porém, apresenta os mesmos inconvenientes no pós operatório, com apresentação de edema, hematoma, cicatrizes aparentes, entre outros”, pontua.

Geralmente, o paciente recebe a autorização para deixar o hospital no mesmo dia que a cirurgia é feita, tendo que ficar em repouso por 48 horas em casa, cuidando do local da intervenção. “Nos primeiros dias é bom também evitar abaixar a cabeça e ainda se afastar dos exercícios físicos e outras práticas que exigem maior esforço por 30 dias”, orienta o médico.

Esse tipo de procedimento estético não é um dos mais procurados pelo Brasil. No entanto, o público acima de 40 anos tem buscado conhecer um pouco mais da intervenção.

Autoestima

O doutor Marcos Badim conta que o procedimento pode mexer com a autoestima do paciente. “Como todas as cirurgias estéticas, essa também tem grande influência na autoestima, principalmente porque ao olharmos para alguém, a face é a primeira a ser notada. O paciente se sente muito melhor, física e psicologicamente, após o procedimento, o que reflete no seu humor, na sua vida pessoal e profissional”, relata.

Porém, caso a pessoa não goste do resultado final, ela poderá reverter, dependendo da situação. “Alguns procedimentos são temporários, mas outros são permanentes. Vai depender da técnica utilizada e uma série de outros fatores que são avaliados nas consultas pré-operatória”, detalha o cirurgião.

“Por isso essas consultas com o especialista são fundamentais, pois são muito esclarecedoras e dão segurança para o melhor procedimento e recuperação do paciente”, conclui.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB