O Acre se prepara para a chegada da nona onda de frio polar de 2025, que começa a avançar sobre o estado neste domingo, 24 de agosto. Segundo o portal O Tempo Aqui, as temperaturas mais baixas devem ser registradas no amanhecer dos dias seguintes, especialmente por volta das 5h.
Temperaturas previstas
Em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil e outros municípios do leste e sul, as mínimas devem variar entre 12ºC e 15ºC. No entanto, rajadas de vento acima de 50 km/h podem intensificar a sensação térmica, fazendo-a cair para menos de 10ºC.
No centro e oeste do Acre, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, as mínimas devem oscilar entre 16ºC e 19ºC. Já em Boca do Acre (AM), as noites devem registrar valores entre 15ºC e 18ºC.
Até agora, as menores temperaturas do ano foram 10,9ºC em Epitaciolândia e 12,1ºC em Rio Branco, observadas em julho.
Frio persistente e baixa umidade
Na segunda-feira (25), o frio deve se manter ao longo do dia. As máximas não devem ultrapassar 25ºC no vale do rio Acre e 27ºC no vale do rio Juruá. As noites, especialmente após as 23h, continuarão frias até pelo menos quinta-feira (28).
A Friale alerta ainda para a baixa umidade relativa do ar. A partir de segunda, os índices podem variar entre 12% e 20%, configurando estado de atenção. Em alguns pontos, a umidade pode cair abaixo de 12%, o que já é considerado situação de emergência. Até o momento, o menor índice registrado no estado em 2025 foi de 19%, em 15 de agosto, em Rio Branco.
Chuvas isoladas
Apesar do frio, há previsão de pancadas isoladas neste domingo, com possibilidade de chuvas fortes acompanhadas de raios e ventanias, sobretudo no centro do estado e no vale do Juruá.