O Acre se prepara para uma queda significativa nas temperaturas, com a chegada de um corredor polar que deve trazer os termômetros a marcarem 11ºC. Em São Paulo, uma frente fria promete tornar o final de semana mais gelado, com a máxima prevista para domingo, 30, de apenas 14°C, e a mínima de 10°C, conforme dados do serviço meteorológico Meteoblue.
Essa frente fria, considerada a mais intensa do ano para o Centro-Sul, poderá resultar em temperaturas negativas em algumas regiões. O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que o corredor polar facilita a entrada de ar frio no inverno.
As baixas temperaturas que atingirão São Paulo já se fazem presentes em outras partes da América do Sul, como Chile, Patagônia e Argentina, onde inclusive houve neve. Agora, esse mesmo corredor polar trará o frio ao Brasil.
Além de São Paulo, a friagem também afetará Rondônia e Acre, com temperaturas amenas. No sul do país, o frio será mais intenso, com previsão de geada. Entre domingo e segunda, espera-se uma queda ainda maior nos termômetros.
Fim do calor
O corredor polar chega para romper o calor atípico no Centro-Sul. O inverno, até então, estava mais quente que o normal. Porto Alegre, por exemplo, registrou a temperatura mais alta do último século para o mês de junho, com 32ºC no dia 14.
Entretanto, essa onda de frio será passageira. Durante a semana, São Paulo deverá se despedir do frio e da chuva, com as temperaturas subindo novamente, podendo atingir até 27ºC.