Na madrugada desta quinta-feira (22), a capital Rio Branco foi atingida por uma intensa chuva, registrando um total de 56,2mm até as 6h, de acordo com o boletim meteorológico. Como resultado, algumas áreas foram afetadas pelo transbordamento de igarapés, como é o caso da Baixada da Sobral.
A Defesa Civil prevê chuvas acima da média para fevereiro, podendo alcançar até 300mm. A apenas sete dias do fim do mês, já foram acumulados 270mm de chuva. Com a continuidade das precipitações nesta quinta-feira, existe a possibilidade de ultrapassar essa marca ainda hoje.
Há preocupação com a repetição do cenário de março de 2023, quando diversos igarapés transbordaram, resultando em parte da cidade inundada. Além disso, a enchente em curso na região do Alto Acre, especialmente em Assis Brasil, deve aumentar o volume do Rio Acre nas próximas horas, afetando Rio Branco.
O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, afirma que as autoridades estão monitorando a situação de perto e, até o momento, não há registro de famílias desabrigadas.