Feminicídios registrados em Rio Branco já igulam total de 2023

A violência de gênero continua alarmante em Rio Branco (AC). A Casa Rosa Mulher, principal espaço de acolhimento na capital, recebe cerca de 40 novos casos por dia e mantém acompanhamento para mais de 200 mulheres por meio de equipes multidisciplinares.

Em relação aos feminicídios, os números colocam Rio Branco entre as capitais com maior registro deste crime no país. Até esta terça-feira (19), foram confirmados 4 casos em 2024, igualando o total de 2023. Dados do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) mostram que, nos últimos cinco anos, 20 feminicídios foram registrados na cidade. O ano de 2020 lidera as estatísticas com 7 casos, enquanto 2022 foi o único período sem mortes desse tipo.

Diante desse cenário, a prefeitura de Rio Branco iniciou a campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra todas as mulheres e meninas. A iniciativa busca engajar a sociedade no enfrentamento à violência, propor ações preventivas, ampliar o debate e divulgar os canais de denúncia.

Durante o período da campanha, diversas atividades serão realizadas, como palestras, rodas de conversa, seminários e distribuição de materiais informativos. As ações acontecerão em escolas, CRAS, unidades de saúde, casas de acolhimento e espaços públicos, como praças e mercados.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB