Com a seca que já assola Rio Branco, o Saerb (Serviço de Água e Esgoto) iniciou a Operação Estiagem, que consiste no abastecimento dos bairros afetados pela estiagem por meio de caminhões-pipas.
Atualmente, cerca de 700 famílias são beneficiadas semanalmente com o serviço em 12 bairros da capital. No entanto, moradores afirmam que a água fornecida pelos caminhões é insuficiente e que eles dependem das caixas de água que adquiriram para suprir suas necessidades básicas.
A prefeitura utiliza quatro caminhões-pipas que distribuem aproximadamente 10 milhões de litros de água por mês. As dificuldades no abastecimento se devem à infraestrutura precária, baixa pressão das bombas e falta de chuvas. Além disso, o município também atende às necessidades de instituições públicas que demandam um reforço na distribuição de água.
O mês de outubro iniciou com pouquíssimo volume de chuva, seguindo as tendências de agosto e setembro. A baixa previsão preocupa a Defesa Civil Municipal, que alerta sobre o risco da seca mais severa dos últimos anos.