Neste domingo (12), durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o Acre testemunhou a ausência de pelo menos 9.213 candidatos, conforme os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os números revelam que, de um total de 24.277 inscritos no estado, a taxa de abstenção atingiu 37,95%. Este índice manteve o Acre como detentor da segunda maior taxa de faltosos do país, ficando atrás apenas do Amazonas, que registrou 47,60% de ausências.
A taxa de ausentes no Acre superou a média nacional, a qual se estabeleceu em 32%. No primeiro dia de provas, a porcentagem de faltosos no estado ficou em 33,2%.
Comparativamente ao ano anterior, houve um aumento no número de ausências, já que na edição impressa do Enem 2022, a taxa foi de 35.9%.
O Acre abrigou 92 locais de prova distribuídos em 17 municípios, totalizando 953 salas. O levantamento indica a presença de 15.064 candidatos nos locais de provas.
Segundo o Inep, os números finais de presentes e ausentes serão confirmados após a apuração da instituição aplicadora e serão oficializados na divulgação dos resultados, prevista para 16 de janeiro de 2024.
O gabarito oficial, contendo as respostas das questões, estava inicialmente programado para ser divulgado até 24 de novembro. Entretanto, o ministro Camilo Santana anunciou uma antecipação para a próxima terça-feira (14).