A empresa Ricco Transportes, única operadora de ônibus coletivo em Rio Branco, voltou a ser denunciada por atraso de salários, pagamento do FGTS e outras irregularidades.
Segundo informações do Sinttpac (Sindicato dos Transportes do Acre), um ofício deve ser enviado ao RBTrans (Superintendência de Transporte e Trânsito) e há possibilidade de paralisação de motoristas.
“O sindicato vai na empresa todos os dias para tentar resolver essa questão do pagamento, nossa parte a gente faz e a empresa tem que cumprir com a parte dela. Prometeram que iam pagar hoje o restante que está faltando, porque já tinham pago o salário de uma parte dos trabalhadores”, afirmou o presidente Mauricelio Freire em entrevista ao jornal G1.
Além do atraso, a empresa também está sendo denunciada pelo que o sindicato acredita ser um exagero, como obrigar os trabalhares a pagarem por pneus furados. Segundo o Sinttpac, há relatos de trabalhador que pagou R$ 2,5 mil para compra de pneu.
“Essa área de manutenção é mais complicada, porque a empresa diz que tem uma perícia e que foi culpa do motorista ou não. A empresa acaba cobrando porque o trabalhador não quer entrar em embate com medo de perder o emprego. Já reivindicamos isso, mas fica difícil porque eles dizem que foi feita perícia onde confirma culpabilidade do trabalhador. Mas, a gente não acredita nisso, a pessoa não vai furar um pneu porque quer, comunicamos a empresa que essa cobrança é indevida”, disse o sindicalista.