Em um mês, TSE recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular

Aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu mais de 10 mil denúncias
katemangostar / Freepik –

Aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu mais de 10 mil denúncias

O aplicativo do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 10.870 denúncias de propaganda eleitoral irregular em menos de um mês. A maior parte delas, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (12), é relacionada a  campanhas a deputado estadual para as  eleições deste ano.

Conforme o levantamento, Pernambuco é o estado que registrou mais queixas.

O app, chamado de Pardal, foi criado em 2014, mas foi atualizado e voltou a funcionar em julho deste ano, com a principal função de receber denúncias de propaganda eleitoral antecipada. 

As propagandas eleitorais , no entanto, já tiveram início em 16 de agosto, o que fez com que o sistema passasse a receber denúncias de anúncios irregulares, além de compra de votos, uso de máquina pública e outros crimes eleitorais .

As denúncias são distribuídas para a  Justiça Eleitoral segundo o município informado, de acordo com o TSE. Depois, a apuração de cada uma delas cabe ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).

A região com mais denúncias de propaganda irregular é o Sudeste, com 3.590, seguido de Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790).

Já no ranking de estados, Pernambuco lidera, com 1.511 denúncias. Depois, aparece São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086).

Em relação aos cargos com mais registros, estão os candidatos a deputado estadual (3.683). Na sequência, estão as campanhas para deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738).

O aplicativo é gratuito e pode ser adquirido nas lojas virtuais  App Store e Google Play . Pelo sistema, é possível saber o que é permitido dentro da lei eleitoral e o que não é.

As denúncias podem ser registradas anonimamente, mas para que ela seja computada, é preciso que a pessoa tenha provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos que podem ser enviados.

Eleições

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para acontecer em 2 de outubro. Caso um segundo turno seja necessário, ele vai ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB