Com o objetivo de ampliar a promoção do desenvolvimento humano, a partir do apoio e acompanhamento infantil da primeira infância, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado do Acre, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, participaram de uma reunião de alinhamento, onde as duas entidades executivas, possam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos afins dos projetos sociais.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que conduziu a reunião em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (02), falou da preocupação do seu governo, mesmo antes de assumir a gestão da capital.
“Nossa preocupação começou lá em Acrelândia, quando nós construímos a maior creche pública do Estado na época, que recebia crianças de zero até seis anos de idade. Chegando em Rio Branco, eu vi que essa preocupação não era tão grande, porque aqui não tinha creche de zero a dois anos. Agora que estamos implantando. Ao mesmo tempo, dentro do programa da ação social, do Criança Feliz é um trabalho que a gente fez durante os quatro anos passados, que eu tenho certeza que realmente não foi como deveria ser, mas que agora, sob o comando do João, nós estamos avançando e avançando muito, principalmente agora com o apoio do governo do Estado”.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, pontuou que na prática, na atual gestão da capital, o programa de promoção e acompanhamento da primeira infância já tem alcançado resultados bastante significativos e agora, com o apoio do Governo do Estado, o programa só tem a ampliar ainda mais o seu alcance social.
“A gestão do nosso prefeito Bocalom, é um governo para as crianças. E agora, nós temos que atingir as metas. Eu quero agradecer ao Governo do Estado. Nós estamos agora reformulando o Criança Feliz com o estagiário, porque também é uma oportunidade que nós damos para as pessoas que estão em formação na área de psicologia, na área de assistência social e até na área jurídica. Então, certamente, nós vamos, ao final do ano, atingir todas as metas e fazendo com que a nossa Rio Branco seja referência na gestão de infância para a região norte”.
A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos do governo, Amanda Vasconcelos, elogiou a iniciativa da prefeitura em conduzir essa parceria, o que denota o comprometimento da gestão municipal, com uma pauta tão importante e fundamental.
“A gente costuma falar que quando as instituições e seus elevados níveis, seus diferentes níveis caminham juntos, os resultados são bem maiores. A gente vê como reflexo durante todo o processo de vida, aquilo que é desenvolvido enquanto ação e assistência dentro dessa primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos de idade. Para garantir esse acolhimento e todos os tipos de serviços que essa atenção à primeira infância garante, que vai desde o acompanhamento gestacional, a questões de inserção no processo educacional, saúde, da segurança alimentar, do acompanhamento psicossocial e da estrutura familiar.
Foto: Val Fernandes