Deputado quer revogar decreto de compra de armas


source

Brasil Econômico

Presidente afirmou que editaria nesta semana três decretos sobre facilitação de armas
Reprodução

Presidente afirmou que editaria nesta semana três decretos sobre facilitação de armas

O vice-líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Daniel Coelho (PE), afirmou nesta segunda-feira (15) que protocolará uma PDC (Proposta de Decreto Legislativo) para derrubar o decreto, editado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido),  que flexibiliza regras para compra e uso de armas de fogo no país.

A matéria será protocolada na próxima quarta-feira (17). “O decreto claramente desrespeita a prerrogativa legislativa do Congresso Nacional, agredindo o princípio da  separação dos Poderes, extrapolando os limites legais, uma vez que pretende dar fiel execução à Lei, não podendo alterar disposições que vão no sentido contrário de ampliar o acesso às armas”, diz Coelho.

“É matéria a ser amplamente discutida no Parlamento e, caso o Executivo tenha interesse em de fato debater o assunto e alterar a Lei, deve fazê-lo pelo meio correto: projeto de lei”, acrescenta.

A iniciativa do deputado visa revogar o decreto assinado por Bolsonaro na última sexta-feira (12). A Secretaria-Geral da Presidência da República anunciou, na ocasião, alterações em quatro decretos de 2019 do  Estatuto do Desarmamento.

As mudanças são: 

  • maior clareza das normas que regem a posse e porte de armas e a atividade de colecionadores, atiradores e caçadores; 
  • redução da discricionariedade de autoridades públicas na concessão de posse e porte de armas; ampliar as garantias de contraditório e ampla defesa dos administrados; 
  • Adequamento do número de armas, munições e recargas ao quantitativo necessário ao exercício dos direitos individuais e ao cumprimento da missão institucional das categorias autorizadas.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB