Dois criminosos que invadiram uma residência e fizeram um gerente de supermercado refém em Cruzeiro do Sul renderam-se e foram detidos na madrugada desta quarta-feira (6). As prisões ocorreram após cerca de 16 horas de negociações.
Fernando Soares (foto) e Euclesio Costa Silva já tinham antecedentes criminais por delitos relacionados ao patrimônio, associação criminosa e posse ilegal de arma. De acordo com informações da polícia, o refém não sofreu ferimentos graves.
Segundo a Polícia Militar do município, Soares escapou do presídio Manoel Neri da Silva em novembro do ano anterior e estava envolvido em outros roubos na região nos últimos meses.
“Foram encontradas duas armas de fogo calibre .38. Fernando, um dos criminosos, já foi sentenciado a mais de 77 anos por crimes patrimoniais e associação criminosa. O outro, Eulésio, já foi condenado por posse ilegal de arma de fogo. Além disso, pelo menos um deles, Fernando, já tinha fugido da prisão”, relatou o subcomandante da PM no município, coronel Emílio Oliveira.
O homem permaneceu como refém em sua própria residência desde as 14h da terça-feira (5) no bairro Formoso. Segundo investigações da equipe da Rede Amazônica Acre, uma filha do gerente, que também estava presente durante a invasão, conseguiu escapar e alertou a polícia.
Um dos suspeitos solicitou a presença da mãe no local das negociações para se entregar, enquanto a dupla exigiu coletes à prova de balas e a presença de um pastor, conforme informou a polícia.
“Tivemos um período significativo de negociação, cerca de 16 horas, que foram necessárias de acordo com os protocolos de segurança. Garantimos a segurança da vítima e dos agentes envolvidos, seguindo rigorosamente os procedimentos de segurança. São indivíduos perigosos, de fato, que estavam perpetrando roubos na cidade. Neste momento, conseguimos detê-los e entregá-los novamente à Justiça”, afirmou o tenente Edvan Rogério, comandante da PM em Cruzeiro do Sul.