A vice-governadora Mailza Assis reuniu secretários de Estado, presidentes de autarquias e integrantes do governo no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco, para alinhar novas ações do programa Juntos Pelo Acre. O encontro teve como foco a ampliação e integração das iniciativas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante a reunião, foi exibido um vídeo institucional produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), com depoimentos de beneficiados e um panorama das ações realizadas em todo o estado. O programa, criado no segundo mandato do governador Gladson Cameli e coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), vem sendo fortalecido por meio da articulação entre diversas pastas.
“Cada uma das nossas secretarias tem um serviço sendo prestado à população. Esses encontros são para fortalecer, debater, estabelecer metas e unir forças em prol da nossa gente”, afirmou Mailza, que também é titular da SEASDH. Segundo ela, será feito um levantamento formal das necessidades de cada comunidade, com a participação direta dos chefes de pasta, para a realização de ações coordenadas.

Entre as iniciativas já implementadas estão o programa CNH Social, o Saúde Mais Perto, os mutirões da Fundhacre, as moradias populares da Secretaria de Habitação e Urbanismo e os projetos de segurança alimentar da SEASDH. A proposta é tornar o Juntos Pelo Acre ainda mais abrangente.
O secretário da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, defendeu parcerias com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema S (Sebrae, Sesi, Senai) e federações. “O programa leva às comunidades um pacote de serviços essenciais das secretarias, como a emissão de documentos”, exemplificou.
Já o secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou que o êxito do programa depende da união de toda a gestão. “Cada secretaria pode contribuir com muitos serviços. A meta agora é ampliar esse alcance”, afirmou.
Durante a apresentação técnica do projeto, a chefe de gabinete da SEASDH, Sandra Amorim, disse que o programa já foi adotado pelos 22 municípios acreanos e pode buscar apoio de organismos internacionais, governo federal, parlamentares e iniciativa privada. “É um programa que pode ser reconhecido até com prêmios, pelo cuidado com as pessoas”, comentou.

Entre as ações de destaque estão a distribuição de mais de 20 mil peças de roupas novas para mulheres, por meio do projeto Vestuário Social; a entrega de cestas básicas em períodos de enchentes e secas; e o Natal Compartilhando Esperança, que arrecada brinquedos e alimentos.
As ações itinerantes já passaram por diversas localidades, incluindo a comunidade Baixa Verde, em Senador Guiomard, oferecendo atendimento médico, odontológico, jurídico e social, além de emissão de documentos e encaminhamentos à Fundhacre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre