A chegada de Marcus Alexandre ao MDB trouxe rebuliços não só entre os filiados ao partido como também de ex-membros. A sigla, que lançou a bolsonarista Mara Rocha ao governo em 2022, indicará Marcus Alexandre, que veio do PT, para concorrer à prefeitura de Rio Branco em 2026, indo assim de um extremo a outro.
A chegada de Marcus Alexandre fez com que políticos como o deputado estadual Emerson Jarude, o vereador João Marcos Luz, a ex-deputada Mara Rocha e o ex-vice-governador Wherles Rocha, deixassem o partido em busca de novos rumos. Mas embora esteja no MDB, Marcus também deve ser consolidado como o principal candidato da esquerda na capital.
Em um outro lado, estará a união entre Republicanos, PL e União Brasil, grupo de dois políticos que faziam parte do MDB até pouco tempo: o deputado federal Roberto Duarte e o senador Marcio Bittar. Segundo informações divulgadas pela imprensa, Duarte chegou a declarar que o Republicanos pode fazer alianças com outros candidatos mas que “com Marcus Alexandre não abrirá diálogo” e que os demais são bem-vindos para conversas.
Até o momento, especula-se que o grupo político de Duarte lance como pré-candidato a prefeito o deputado federal Ulysses Araújo.