Moradores de vários bairros de Rio Branco têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água, com relatos de falta de fornecimento e baixa pressão quando a água chega, impossibilitando o preenchimento das caixas d’água.
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) reconheceu o problema e explicou que a baixa vazão é resultado de um colapso em um dos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). O presidente do Saerb, Enoque Pereira, afirmou que o problema começou após a reforma de um dos filtros da estação e, recentemente, o decantador, que tem capacidade para tratar 250 litros de água por segundo, parou de funcionar. O equipamento, que nunca havia passado por manutenção nos últimos 20 anos, está sendo reformado.
“O decantador é essencial para o processo de limpeza da água que vem do Rio Acre. Ele retira a sujeira e a lama da água, garantindo que o fornecimento seja de qualidade. Sem esse processo, não podemos liberar a água para as residências”, explicou Enoque.
O Saerb informou que está trabalhando para resolver a situação e espera normalizar o abastecimento em breve, com a vazão de água voltando ao nível ideal, de mais de mil litros por segundo.