Olá meus nobres amigos! Tudo bem? Espero que sim! Como todos sabem, há muitos anos venho militando pela geração de emprego e renda em nosso estado. Já abordei em outros textos os diversos aspectos do empreendedorismo e as formas de executá-lo de uma maneira diferenciada. Agora, nas próximas linhas, tratarei sobre os cinco passos para empreender e alcançar o sucesso na jornada de ter e consolidar o próprio negócio. Para seguir firme e ter sucesso, é necessário seguir alguns princípios.
O primeiro deles é realizar boas contratações para o seu negócio. É necessário que se atraia os melhores talentos para sua organização na busca de alcançar os objetivos estabelecidos pelo próprio negócio. A busca pelos melhores colaboradores deve ser sempre constante. Além disso, é preciso estar próximo das pessoas que ajudam diariamente no crescimento da empresa e oferecer diversos mecanismos para que elas tenham suas habilidades aprimoradas de forma constante na organização.
Sempre deixo claro que esforço e entrega total são fatores essenciais para que tenhamos sucesso na empreitada. Mas isso não exclui um fator muito importante nesse processo, a sorte. Ela é o segundo passo e geralmente está do lado dos empreendedores fanáticos pelos seus negócios, os que buscam a todo custo colocar a mão na massa e executar o serviço. A sorte ajuda e pode aparecer quando algo muito ruim acontece, e o bom empreendedor enxerga esses momentos como virada para oportunidades.
Já o terceiro passo é estar totalmente aberto às mudanças constantes que transformam o mercado diariamente, como já explanei no artigo sobre novas formas de gerar emprego utilizando a tecnologia. Essa capacidade de adaptação é necessária e precisamos estar sempre prontos para aceitar que as coisas mudam de forma rápida. Negar essas inovações que se inserem em todos os setores da vida significa seguir insistindo em estratégias que já funcionaram e já não podem dar frutos para sempre.
Pensar e construir a longo prazo é o quarto e penúltimo requisito no caminho do empreendedorismo. É preciso trabalhar para o futuro da empresa, mesmo que os resultados do presente não sejam os esperados. Pessoas que abrem um negócio pensando em fazer dinheiro rápido estão na contramão do sucesso e consolidação das metas traçadas. É preciso estabelecer prazos longos e implantar métricas de avaliação para acompanhar de perto a evolução e corrigir problemas que possam trazer prejuízos.
Por fim, o quinto e último passo é se aliar com bons sócios. É de conhecimento de todos nós que sempre há divergências de ideias e opiniões na construção/execução de projetos feitos em sociedade. Mas é mais do que necessário juntar forças a partir das diferenças para seguir firme adiante. As características, diferenciais e força que cada pessoa tem devem ser juntados com os mesmos pontos fortes dos demais em prol do bem maior, o empreendimento. O ego deve ser excluído do dicionário.
Todos esses cinco passos aliados à ética profissional, o comprometimento no projeto, o respeito aos clientes/concorrentes e o máximo de esforço diário é essencial para que os sonhos projetados sejam concretizados de forma plena. Empreender também exige paciência e bastante resiliência para não se deixar abater pelas adversidades que surgem. O foco sempre deve ser a superação diante de qualquer circunstância. Assim, as chances de sucesso são grandes e podem ajudar a transformar o seu meio.
Sou Jebert Nascimento, empreendedor acriano, advogado, administrador e contador empresarial
Me acompanhe nas redes sociais e sugira novos temas: @jebertnascimento