Cinco cidades acreanas estão no topo nacional de poluição

Pelo menos cinco cidades do Acre estão entre as 10 mais poluídas do Brasil em 2024, segundo um levantamento da plataforma IQ Air, que monitora a qualidade do ar em várias partes do mundo. O município de Sena Madureira aparece em segundo lugar no ranking nacional, com um índice de poluição preocupante de 27,3 µg/m³.

Além das cidades acreanas, o ranking é composto principalmente por municípios do estado de São Paulo. Porto Velho (RO) lidera a lista, com um índice de 29,5 µg/m³. Rio Branco, a capital do Acre, também se destacou negativamente, com um índice de 23,6 µg/m³, sendo a terceira colocada.

A medição da IQ Air se baseia no Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), que avalia a concentração de partículas finas (PM2.5) no ar. Valores acima de 15 µg/m³ já são considerados prejudiciais para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso de Sena Madureira e Rio Branco, os níveis estão acima de 23 µg/m³, colocando a população em risco elevado.

O aumento das queimadas é apontado como a principal causa da má qualidade do ar no Acre. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 32% nos focos de incêndio em comparação ao ano anterior. Durante o verão, marcado por secas severas, o número de queimadas urbanas e rurais disparou, prejudicando a saúde pública e afetando até o calendário escolar, com suspensão de aulas em algumas cidades devido à fumaça intensa.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB