Cérebro do homem sofre redução de até 2% após nascimento do 1º filho

Cérebro do homem encolhe até 2% depois que se torna pai
Robina Weermeijer / Unsplash

Cérebro do homem encolhe até 2% depois que se torna pai

Já é conhecido que o cérebro das mulheres, após a maternidade, passa por alterações. Há a diminuição da massa cinzenta e ajuda a focar no bebê, aumentar a empatia e a aproximação com a criança. Entretanto, um estudo internacional realizado por pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, mostrou que o cérebro dos homens também passa por modificações em sua estrutura e sofre uma redução de 2% do volume do córtex após a chegada do bebê.

Os pesquisadores coletaram dados e imagens cerebrais feitas por ressonância magnética de vinte homens durante a gestação de suas parceiras e até oito meses após o nascimento do primeiro filho. O estudo contou ainda com informações de um grupo controle formado por 17 voluntários sem filhos.

O objetivo da pesquisa era tentar compreender se a transição para a paternidade provocava mudanças anatômicas no volume, espessura e no córtex cerebral – a camada externa de substância cinzenta. Diferente das mulheres, os homens não apresentaram alterações nas redes subcorticais límbicas, entretanto houve uma redução no volume do sistema visual e alterações cerebrais no córtex, área do cérebro envolvida na compreensão social.

“Os resultados sugerem um papel único do sistema visual em ajudar os pais a reconhecer seus filhos e a responder de acordo. Estudar os pais oferece uma oportunidade única de explorar como a experiência parental pode moldar o cérebro humano quando a gravidez não é vivenciada diretamente”, explicaram os autores do estudo em um artigo publicado na revista Cerebral Cortex, ligada à Oxford.

Os cientistas afirmam que a diminuição do cérebro acontece como uma forma de adaptar o indivíduo às alterações promovidas pela paternidade, entretanto, eles afirmam que ainda é cedo para apontar os verdadeiros motivos e que estudos maiores e mais densos, com uma população maior de pais precisa ser realizado para chegarem em respostas mais concretas sobre a diminuição cerebral em pais de primeira viagem.

Fonte: IG SAÚDE

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB