A partir desta sexta-feira, 16, em conformidade com o calendário da Justiça Eleitoral, está oficialmente liberada a campanha eleitoral. A partir de hoje, os candidatos têm permissão para solicitar votos, divulgar seu número de urna e distribuir materiais de publicidade, como santinhos, banners, adesivos em veículos e jingles de campanha.
As atividades de campanha, como caminhadas, passeatas e carreatas, estão autorizadas entre 8h e 22h, até a véspera da eleição. Esses eventos podem ser acompanhados de carro de som ou minitrio elétrico, assim como reuniões e comícios. Embora não seja necessária a autorização da polícia, as autoridades de segurança pública devem ser notificadas com pelo menos 24 horas de antecedência sobre a realização dos atos de campanha.
Seguindo as regras de eleições anteriores, continua proibido o uso de outdoors, telemarketing e showmícios, assim como a utilização de qualquer artefato que se assemelhe a uma urna eletrônica para fins de propaganda eleitoral.
As redes sociais têm sido uma ferramenta crucial nas campanhas eleitorais atuais. Apesar disso, os candidatos podem criar sites e pedir votos em perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens, mas é vedada a contratação de serviços de disparos em massa.
É igualmente proibido remunerar personalidades e influenciadores para divulgarem propagandas de candidatos em seus perfis online, embora essas pessoas possam expressar suas opiniões.
O horário eleitoral gratuito em rádio e televisão será veiculado de 30 de agosto a 3 de outubro.