Pela primeira vez, a Prefeitura de Rio Branco está utilizando câmeras inteligentes capazes de contabilizar, em tempo real, o número de pessoas que passam pelo Carnaval da cidade. A tecnologia faz parte do projeto Rio Branco Mais Segura e foi instalada no entorno do evento.
A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Bino, durante a programação de sexta-feira (13).
Segundo o secretário, o sistema começou a gerar dados ainda nas primeiras horas de funcionamento. Até as 18 horas desta sexta-feira (13), os equipamentos já haviam registrado a entrada de 2.557 pessoas pelos portões. Ele afirmou que, a partir do evento e por meio do projeto Rio Branco Mais Segura, a prefeitura consegue saber o total de pessoas que entram na área da festa.
O secretário explicou que a contabilização inclui todos que entram no espaço, como foliões, trabalhadores, vendedores, equipes de segurança e profissionais de apoio. Ele ressaltou que o total registrado corresponde às pessoas que passaram pelos portões oficiais do evento.
Bino destacou ainda que a tecnologia resolve uma dificuldade recorrente da organização, que era encerrar a programação sem saber ao certo quantas pessoas haviam participado do Carnaval promovido pela prefeitura.
Segundo ele, o sistema permitirá que o município tenha um número quase exato de público, além de servir como ferramenta para planejamento e reforço da segurança nas próximas edições do evento.