O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco criará um fundo imobiliário para capitalizar os Correios — estatal que passa por plano de reestruturação financeira em meio a prejuízos. A declaração aconteceu em entrevista à Folha de S. Paulo.
“Só de imóveis, os Correios têm mais de R$ 5,5 bilhões […] A ideia é fazer um fundo imobiliário. Você pega o bem físico e coloca no fundo, o investidor vai lá e eu alugo aquele bem”, disse.
“Os correios têm condições de fazer isso, uma série de imóveis são operacionais. Então eu capitalizo os Correios também com essa medida, e esses imóveis passariam a um fundo. O retorno médio de aluguel, pelo menos em Brasília, é de algo em torno de 0,4% do valor do imóvel”, completou.
Na prática, a ideia é criar um fundo imobiliário, com referência nos imóveis da estatal. A partir disso, seria possível captar dinheiro de investidores e refrescar o caixa da estatal. O valor de aluguel pagaria estes investidores.
O programa de reestruturação do equilíbrio financeiro terá três eixos: corte de despesas, diversificação de receitas e recuperação da saúde financeira dos Correios — que contempla empréstimo com bancos, este fundo imobiliário e outras medidas.
A Caixa também vai atuar na frente de empréstimos. O governo federal decidiu que o Tesouro Nacional vai garantir um crédito de R$ 20 bilhões para a estatal.