Dois municípios do Acre foram incluídos em uma nova rodada de repasses do Governo Federal para reforçar a Atenção Primária à Saúde. Bujari e Porto Acre estão entre as cidades autorizadas a receber recursos adicionais que devem ajudar a manter e melhorar os atendimentos nas unidades básicas de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, Bujari será contemplado com R$ 500 mil. Já Porto Acre vai receber um valor maior, dividido em duas propostas distintas, que somam R$ 2 milhões.
O repasse faz parte de uma iniciativa prevista em portaria publicada nesta terça-feira (29) e é viabilizado por emendas parlamentares. O dinheiro será transferido diretamente aos Fundos Municipais de Saúde e deverá ser usado exclusivamente no custeio temporário dos serviços da Atenção Primária.
O pagamento será feito em parcela única, após o cumprimento das etapas legais e entrega da documentação exigida. Os municípios beneficiados deverão prestar contas por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG), que precisa ser aprovado pelos Conselhos Municipais de Saúde.