Bolsonaro formaliza criação de comitê voltado para enfrentar pandemia


source
Presidente da República, Jair Bolsonaro
Isac Nóbrega/PR

Presidente da República, Jair Bolsonaro

 O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que formaliza a criação do comitê que reunirá membros do Executivo e do Legislativo para discutir medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 . A criação do grupo foi anunciada após reunião entre chefes de Poderes na quarta-feira (24) .

De acordo com decreto publicado nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o comitê será coordenado por Bolsonaro e será composto pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), além de um membro observador indicado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, será o secretário-executivo.

Compete ao grupo — batizado de Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 — discutir não só medidas contra a doença mas também contra os “problemas econômicos, fiscais, sociais e de saúde decorrentes”. O comitê também irá “auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa”.

Caberá a Bolsonaro, quando solicitado por outros membros, convidar outras autoridades para participar das reuniões , incluindo representantes de órgãos públicos, privados e especialistas.

Após a reunião de quarta (24), foi informado que Rodrigo Pacheco fará a interlocução com governadores e levará as demandas dele para o comitê. O decreto não estabelece, no entanto, a forma como isso será feito.

O comitê tem uma duração inicialmente de 90 dias, que poderão ser prorrogados. O cronograma de reuniões será definido no primeiro encontro, que ainda não tem data para ocorrer. Na quarta, Bolsonaro afirmou que as reuniões seriam semanais.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB