A convite, o prefeito de Rio Branco, esteve presente, nesta quarta-feira (11), na homenagem prestada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em alusão aos 49 anos de magistratura da desembargadora Eva Evangelista, primeira mulher a receber a investidura de juíza no Acre.
O gestor da capital, destacou que há mais de 30 anos conhece a desembargadora e lembra com carinho dos anos em que foi prefeito do município de Acrelândia e a decana se fazia presente sempre que possível, auxiliando no segmento da gestão municipal.
“É uma pessoa por quem tenho muito carinho e jamais poderia deixar de vir lhe dar um abraço e agradecer por tudo que fez pela Justiça. Ela é um grande exemplo a ser seguido por todos nós que tocamos o meio público. Vamos pedir a Deus que lhe dê muitos anos de vida ainda para continuar com a experiência adquirida ao longo desses 49 anos podendo orientar a todos, inclusive dentro do próprio Judiciário”.
Segundo a homenageada, desembargadora Eva Evangelista, esse é um ciclo de sua vida que encerra e para transparecer o sentimento presente, ela parafraseou o Apóstolo Paulo, dizendo que combateu o bom combate e guardou a fé. Pioneira na área de defesa da violência contra a mulher, a primeira decana do TJAC deixou um recado.
“Espero que não se possa transigir com a causa da violência doméstica e familiar contra a mulher. Temos que saber como agir no sistema de justiça e também no Estado, para que cada vez mais reduza os índices de feminicídios, não é só isso que devemos acertar, mas também a primeira que começa, a violência psicológica. Uma violência que atinge toda a família, em primeiro lugar os filhos, depois a família e se espalha pela sociedade”.