Durante as comemorações pelos 49 anos de emancipação política de Assis Brasil, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da festividade com foco em pautas ambientais e reforçou o compromisso com a gestão de resíduos sólidos no Acre. Presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cinreso/AC) e da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Bocalom destacou a importância da articulação entre os municípios da região.
A visita fez parte de uma agenda técnica que contempla também os municípios de Brasileia, Xapuri e Epitaciolândia, todos integrantes do consórcio.
Recepcionado pelo prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, Bocalom elogiou a atuação do gestor local e aproveitou a ocasião para anunciar a produção de um documentário sobre os desafios enfrentados pelos municípios acreanos na destinação de resíduos sólidos.
“Viemos não apenas para parabenizar o município, mas também para tratar de um tema urgente: o lixo. Estamos gravando esse material para mostrar a realidade e buscar apoio para resolver essa situação”, afirmou Bocalom. Ele acrescentou que ainda nesta quarta-feira seguiria para Xapuri para tratar do mesmo tema com o prefeito Maxsuel Maia.
O prefeito Jerry Correia agradeceu a visita e reforçou a importância da união entre os municípios para enfrentar os problemas ambientais. “Sabemos do histórico do prefeito Tião, da sua luta e do empenho em resolver um dos nossos maiores problemas: os lixões a céu aberto”, declarou.
O diretor-executivo do Cinreso/AC, Emerson Leão, também acompanhou a comitiva e reforçou a necessidade de visibilidade nacional para a realidade dos municípios acreanos. Segundo ele, o material audiovisual em produção visa sensibilizar autoridades e buscar investimentos para soluções definitivas e sustentáveis.
A agenda de Bocalom segue nos demais municípios do Alto Acre, unindo celebração institucional, articulação política e compromisso com a sustentabilidade regional.
Fonte: Secom PMRB