A Indústria de Leite de Soja, apelidada por críticos como “Vaca Mecânica”, está em fase final de construção e deve começar a operar em fevereiro, conforme afirmou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante visita ao local nesta quinta-feira (23). A estrutura, anexa à Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), terá capacidade para processar até 8 mil litros de leite de soja diariamente.
Acompanhado do vice-prefeito Alysson Bestene, Bocalom destacou a importância do projeto para a segurança alimentar de crianças, idosos e outros grupos vulneráveis da cidade. “Nosso objetivo maior aqui é dar segurança alimentar a quem precisa. Temos crianças e idosos com deficiência alimentar que poderão ser atendidos”, afirmou. Ele também mencionou que a conclusão das obras é uma resposta às críticas recebidas durante o desenvolvimento do projeto.
A indústria está sendo construída com um investimento de R$ 1,5 milhão, provenientes de recursos próprios da prefeitura. Além do espaço físico, a verba cobre a instalação de maquinário e custos com a mão de obra.
Quando a produção for iniciada, o leite de soja será distribuído gratuitamente para creches, escolas públicas, Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e outros serviços municipais.]
Fotos: Val Fernandes