O petista Jorge Viana, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi surpreendido nesta terça-feira (28) pela reação em cadeia no Senado Federal, após fala do senador Marcio Bittar (União Brasil-AC).
Durante discurso, Bittar questionou a fala de Viana na China, segundo a qual a pecuária e a produção de grãos no Brasil estão relacionadas aos problemas ambientais.
“O governo que ele diz representar foi para a China levando produtores do agronegócio para aumentar a exportação brasileira naquele continente. Na contramão do próprio governo federal, vai o presidente da Apex relacionar o agronegócio, a produção agrícola brasileira, com o que ele chama de devastação da floresta Amazônica”, deplorou o senador.
Bittar sustentou ainda que o Brasil tem a agricultura e a pecuária mais sustentáveis do planeta. “Se esquece o ex-governador e ex-senador [Jorge Viana] que não tem agronegócio no mundo que preserve mais que o agronegócio brasileiro”, disse ele.
Repercussão
O senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou em seguida que a declaração de Viana foi deplorável.
“Eu diria até que ele chega a cometer um crime de lesa-pátria, porque depõe contra a economia brasileira. No momento por que passamos, de tanta intranquilidade, de tantas turbulências, esse tipo de declaração não nos ajuda em nada”, pontuou Marinho.
Tereza Cristina (PP-MS) disse estar ‘pasma’ com o que ouviu do presidente da Apex. “Eu acho que o presidente da Apex precisa conhecer melhor o nosso setor, precisa calçar botina, ir para o interior e conhecer o que o agro faz, esse agro que compra tecnologia, que usa tecnologia, que é sustentável, que tem a melhor agricultura tropical do mundo, que produz na mesma área duas a três vezes”, protestou a senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul.
Já o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) disse, por sua vez, que não se pode admitir que alguém fale mal do Brasil quando se produz aqui alimentos para 210 milhões de brasileiros e ainda exporta para mais de 1 bilhão de pessoas.
“A dificuldade que nós temos hoje é quando brasileiros falam mal do Brasil. Eu não posso falar mal do meu país e de um setor que hoje é o responsável pela balança comercial brasileira positiva, que é o agronegócio, de qualquer canto do Brasil, e principalmente da Região Norte do país”, disse Carlos Heinze.
O senador Jayme Campos (União Brasil-MT) lamentou o fato de que o próprio governo seja contra a população brasileira.
“O governo tem a obrigação de defender os interesses, sobretudo do setor produtivo (…) e, lamentavelmente, [Jorge Viana] fez essas críticas infelizes ao estado brasileiro”, concluiu Campos.