O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebeu 3.247 reclamações de clientes contra empresas no Acre ao longo de 2024. O levantamento, divulgado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (14), aponta que apenas 32% das queixas foram solucionadas.
Os bancos estão entre os principais alvos das reclamações, mas a concessionária de energia do estado lidera o ranking das empresas mais citadas. No total, 727 empresas foram reclamadas, considerando que algumas aparecem mais de uma vez devido a matrizes, filiais ou marcas pertencentes ao mesmo grupo empresarial.
O Procon divulga o ranking anualmente, e os dados deste ano indicam uma redução de mais de 40% em relação a 2023, quando foram registradas 5.580 reclamações. Segundo o órgão, a publicação do levantamento serve para conscientizar os consumidores e mostrar como as empresas lidam com os direitos dos clientes, ajudando na decisão sobre onde adquirir produtos e serviços.
As companhias citadas afirmaram, por meio de nota, que estão investindo na melhoria dos serviços. A Energisa, que ficou em primeiro lugar na lista, também foi a empresa que mais atendeu reclamações, embora tenha solucionado apenas 22,2% das queixas registradas contra ela.
O ranking completo pode ser conferido no Diário Oficial do Estado.
Confira:
