Aposentados podem reaver valores descontados sem autorização pelo INSS; confira

A partir desta quarta-feira (14 de maio), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS poderão contestar descontos associativos feitos sem autorização em seus benefícios. A medida busca combater fraudes que, segundo apurações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, geraram prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Os segurados estão sendo avisados por meio do aplicativo Meu INSS e pela Central 135. Ao acessar o sistema, é possível verificar se houve desconto irregular e solicitar, quando for o caso, a devolução dos valores. O procedimento é considerado simples e não exige apresentação de documentos.

As entidades que forem contestadas terão até 15 dias úteis para apresentar provas de que o vínculo é legítimo, que houve autorização para o desconto e que a identidade do beneficiário foi confirmada. Caso contrário, deverão devolver os valores cobrados.

O INSS alerta que não envia mensagens por WhatsApp, SMS nem realiza ligações sobre esse assunto. Os únicos canais seguros para consulta e contestação são o aplicativo Meu INSS e a Central 135.

Fonte: Terra

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB