Equipes de resgate no Canal de Suez conseguiram desencalhar parcialmente o navio de contêineres Ever Given , de acordo com Bloomberg.com. Segundo o site de notícias, o provedor de serviços marítimos Inchcape conseguiu o feito quase uma semana depois que o navio gigante ficou preso, atravessado no canal e impedindo uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.
Embora o navio esteja flutuando parcialmente, ainda não ficou claro quando a hidrovia estaria aberta ao tráfego, ou quanto tempo levará para limpar o congestionamento de mais de 450 navios presos, esperando para sair ou a caminho do Suez.
O acúmulo de pedidos é mais uma tensão para as cadeias de abastecimento globais já afetadas pela pandemia, pois o canal é uma rota para cerca de 12% do comércio global. Alguns navios já optaram pela longa e cara viagem ao redor do extremo sul da África em vez de Suez.
Você viu?
Veja o vídeo:
#BREAKING | Ever Given was successfully re-floated at 4.30 am local time and was being secured at the moment, Inchcape, a global provider of marine services said on Twitter __ REUTERS #Egypt #Suez #SuezCanal #EVERGIVEN #Evergreen #BreakingNews | #قناة_السويس #السفينة_الجائحة #عاجل pic.twitter.com/HxFAW2LUzw
— Egypt Today Magazine (@EgyptTodayMag) March 29, 2021
O sucesso do resgate ocorreu após as equipes de escavadores removerem cerca de 27 mil metros cúbicos de areia, aprofundando o calado na área do encalhe.
O Ever Given encalhou após sofrer com fortes rajadas de ventos de até 40 milhas por hora. As condições podem ter tornado a embarcação de 400 metros de comprimento mais difícil de manobrar ou levantado a areia do deserto, reduzindo a visibilidade, disse o cientista-chefe da empresa de tecnologia meteorológica ClimaCell, Daniel Rothenberg.