A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve anunciar, nesta terça-feira (5), a revisão da tarifa de energia elétrica da Energisa Acre. O reajuste de 14,75%, que entrará em vigor em 13 de dezembro, foi confirmado pelo presidente do conselho tarifário, Ivan de Carvalho.
Antes de finalizar o reajuste, a Aneel apresentou três propostas, sendo uma de 30%, outra de 27% e a última de 22%, todas rejeitadas por entidades sociais. Carvalho destacou a vitória, considerando que em outros estados o reajuste chegou a 30%.
Os índices calculados foram influenciados pelos encargos setoriais e de distribuição de energia, além de componentes financeiros, conforme divulgado pela Aneel. A Energisa atende a 285 mil unidades consumidoras no Acre.
A revisão tarifária, conforme a Aneel, está prevista nos contratos de concessão e visa alcançar o equilíbrio das tarifas, considerando a remuneração dos investimentos das empresas dedicados à prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas reconhecidas pela Aneel.