A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) anunciou na terça-feira (7) que a ‘Casa do Povo’ abrirá mão de parte de seu orçamento previsto para o ano de 2024. O anúncio foi feito pelo primeiro secretário da Assembleia, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), durante uma coletiva de imprensa realizada no salão azul, na qual ele detalhou os passos que levaram a essa economia.
Nicolau explicou que a Aleac tomou a decisão para contribuir para a saúde financeira do Estado, abrindo mão de parte de sua receita. Ao mesmo tempo, a mesa diretora conseguiu aumentar o valor das emendas parlamentares, que passarão de R$ 2 milhões para R$ 3,2 milhões a partir do próximo ano.
“Constituímos uma comissão especial para avaliar essa proposta, e ela foi aprovada por unanimidade. Essa medida demonstra nossa total harmonia com o governo. Em contrapartida, o Poder Executivo arcará com metade do valor das emendas individuais, o que garantirá mais investimentos em todo o estado”, explicou.
Nicolau, que é ex-presidente da Casa, lembrou que este ano, metade das emendas individuais foi destinada a instituições filantrópicas e prefeituras, possibilitando investimentos em todas os 22 municípios, especialmente aqueles mais remotos.
Ele destacou o trabalho conjunto e a harmonia entre todos os parlamentares, enaltecendo o esforço e a dedicação de cada um na construção dessa medida. A iniciativa visa contribuir para o equilíbrio fiscal do estado e garantir recursos para investimentos em diversas áreas.