João Lucas de Oliveira Barbosa, o “Mutante”, de 20 anos, rompeu a tornozeleira eletrônica e está foragido. A constatação foi feita pela polícia menos de 24 horas após ter a prisão preventiva relaxada em audiência de custódia.
O foragido é acusado de espancar uma mulher na semana passada, no bairro Bosque, durante uma tentativa de assalto. Ele responde por mais de 20 roubos contra mulheres.
Ele passou a ser procurado pela polícia após a tentativa de roubo, registrada na Rua João XXIII, no bairro do Bosque, quanto tentou tomar uma motocicleta. A vítima reagiu e ele a espancou violentamente.
Lucas chegou a atirar contra a estudante universitária, mas a arma falhou.

Na noite do último sábado (2), ele foi perseguido por membros de uma facção criminosa, no bairro da Cidade Nova. A Polícia Militar foi acionada por populares e descobriu que ele tinha mandado de prisão em aberto.
Levado à Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (Dcore), ele foi reconhecido pela vítima e passou a ser investigado em mais de 20 assaltos.
Na segunda-feira (4), levado ao Fórum Criminal, ele passou por audiência de custódia na Vara de Plantão. O promotor de Justiça do caso pediu a homologação da prisão e a revogação da prisão preventiva, mas com a aplicação de monitoramento eletrônico, no que foi atendido pelo juiz.
Nesta terça (5), o Iapen descobriu que Lucas já havia rompido a tornozeleira eletrônica, passando à condição de foragido.