Acre registra até 130 casos de câncer de mama por ano, revela estudo

O Câncer de mama é uma grave doença que afeta mulheres em todo o mundo. No estado do Acre, o número de casos registrados anualmente varia entre 110 e 130, de acordo com informações divulgadas pelo governo estadual. Um estudo realizado pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em 2021 revelou que mais da metade das pacientes com câncer de mama atendidas têm mais de 50 anos.

Infelizmente, a maioria das mulheres descobre a doença em estágios avançados, cerca de 70%, com apenas 30% identificando-a em estágios iniciais, o que proporciona maiores chances de cura. Dentre os fatores de risco estão a idade, a ausência de filhos, menstruação precoce ou menopausa tardia, tratamentos hormonais, exposição à radiação ionizante, estilo de vida e histórico familiar.

Sintomas como a presença de um caroço no seio e a textura semelhante à casca de laranja devem ser investigados, e as mulheres podem buscar atendimento nos postos de saúde da Rede de Atenção Primária.

A Unacon, que atende semanalmente cerca de 600 pacientes de todo o Acre e até mesmo de outros estados e países vizinhos, ressalta a importância da campanha do Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a necessidade de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Vale destacar que, apesar de raro, homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB