Nesta terça-feira (13), o Acre recebeu um importante reforço em sua luta contra a dengue: 17.810 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Essa é a primeira remessa destinada à operacionalização da estratégia de imunização em todo o Brasil, com previsão de início da campanha no estado para a próxima sexta-feira (16).
Inicialmente, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em critérios como o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, a quantidade necessária de doses para a população-alvo de acordo com a disponibilidade prevista pelo fabricante, e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
De acordo com a nota técnica divulgada em 10 de fevereiro, a previsão é de que as primeiras remessas sejam distribuídas entre os municípios até a segunda semana de março. Metade dos municípios acreanos já está na lista do Ministério da Saúde para receber a vacina, sendo que as demais doses serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de três meses entre as doses.
Confira a distribuição das doses por município:
Rio Branco: 11.576
Senador Guiomard: 712
Capixaba: 401
Sena Madureira: 1.590
Plácido de Castro: 565
Manoel Urbano: 509
Porto Acre: 587
Acrelândia: 500
Bujari: 477
Santa Rosa do Purus: 387
Jordão: 506
O Acre encontra-se em situação de emergência devido ao aumento de 106% nos casos de dengue em 2023. O governo federal iniciou a distribuição das vacinas na última quinta-feira (8), com um lote inicial de 712 mil doses destinadas a 315 municípios de diversos estados.