Mesmo sem registrar casos confirmados de sarampo há mais de 20 anos, o Acre está em alerta diante da situação preocupante no país vizinho, a Bolívia. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que, até o momento, 20 casos suspeitos da doença foram notificados em território acreano. Desses, 15 já foram descartados e cinco ainda estão sendo investigados.

Os casos em análise estão nos municípios de Cruzeiro do Sul (2), Brasiléia (2) e Rio Branco (1). As demais notificações descartadas vieram de várias cidades: Porto Acre (2), Feijó (1), Sena Madureira (2), Epitaciolândia (2), Assis Brasil (2) e Brasiléia (1). Também foi registrado e descartado um caso vindo de Cobija, capital do Departamento de Pando, na Bolívia, mas notificado em Rio Branco.

O Brasil mantém o sarampo sob controle em boa parte do território nacional, e o Acre, em particular, não confirma nenhuma ocorrência desde o ano 2000. Ainda assim, as autoridades de saúde reforçam a vigilância por causa do aumento expressivo de casos na Bolívia.

O país vizinho enfrenta um surto, com 148 casos confirmados, mais de 1.300 ainda em investigação e cerca de 1.150 já descartados. A maioria está concentrada em Santa Cruz de La Sierra, área de intensa movimentação com o Brasil, especialmente com estados da Região Norte.

Diante do cenário, a recomendação é que a população mantenha a caderneta de vacinação em dia. O sarampo é altamente contagioso, e a única forma eficaz de prevenção é por meio da vacina tríplice viral, disponível gratuitamente nos postos de saúde.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB