Comunidades com pouca ou nenhuma conexão à internet no Acre devem começar a ver mudanças nos próximos meses. O estado foi incluído em um projeto nacional que vai expandir o acesso à internet de alta velocidade em regiões historicamente excluídas do mundo digital.
A iniciativa é do Ministério das Comunicações, em parceria com o BNDES, e prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão, por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Ao todo, 552 municípios em 17 estados serão contemplados, alcançando mais de 767 mil lares brasileiros.
No Acre, a expectativa é que áreas rurais, indígenas e de periferia passem a contar com redes de fibra óptica, sinal de 4G e 5G e melhorias na infraestrutura já existente. A medida pode impulsionar o acesso à educação, saúde, serviços públicos e oportunidades de geração de renda.
Além do Acre, o projeto também contempla outros estados da Região Norte, como Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de municípios de todas as regiões do país, com foco em reduzir a exclusão digital e promover inclusão social.