O Acre está entre os 20 estados brasileiros que receberam alerta da Fiocruz para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O dado faz parte do boletim InfoGripe, que analisa a semana de 17 a 23 de agosto.
Além do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados também aparecem no levantamento em situação de atenção.
Em todo o país, o crescimento de casos é mais evidente em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, principalmente ligados à circulação do rinovírus. A Fiocruz orienta que pacientes dessa faixa etária com sintomas gripais permaneçam em casa para evitar a transmissão.
A recomendação também destaca a vacinação: idosos e pessoas com baixa imunidade devem receber reforço contra a Covid-19 a cada seis meses, enquanto os demais grupos de risco precisam manter a dose anual.
O boletim mostra ainda que, em 2025, já foram notificados 163.956 casos de SRAG no Brasil. Do total, mais da metade teve confirmação para vírus respiratórios, como influenza A, influenza B, vírus sincicial respiratório, rinovírus e covid-19.