Três deputados federais do Acre — Coronel Ulysses e Eduardo Velloso, ambos do União Brasil, além de Roberto Duarte (Republicanos) — assinaram o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados. A proposta busca investigar denúncias de descontos indevidos nos contracheques de beneficiários do INSS.
A CPI foi protocolada na última quarta-feira (30) e é uma iniciativa de parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a proposta também conquistou apoio de deputados de siglas que integram a base governista, como União Brasil, PP, Republicanos, MDB e PSD.
Ao todo, 185 deputados apoiaram oficialmente o pedido. Até o momento, os outros parlamentares não se manifestaram sobre o assunto em suas redes sociais.
No Senado, o senador Alan Rick (União Brasil), que também representa o Acre, aderiu ao movimento e assinou a proposta para criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o mesmo objetivo. Os outros senadores do Estado ainda não se pronunciaram. A CPMI está em fase de coleta de assinaturas e deverá reunir senadores e deputados para conduzir a investigação.